25 fevereiro, 2007

O evento GA 21 consiste em milho geneticamente modificado

"O evento GA 21 consiste em milho geneticamente modificado que expressa a enzima mutada enzima 5-enolpiruvilchiquimato-3-fosfato sintase (mEPSPS). A EPSPS é a enzima chave na via do ácido chiquímico, envolvida na biossíntese de aminoácidos aromáticos (fenilalanina, tirosina e triptofano) e é encontrada naturalmente, em todas as plantas, fungos e bactérias, mas estão ausentes nos animais. A EPSPS é muito sensível a produtos herbicidas que contêm glifosato.
As plantas do milho transformadas com o gene mutado epsps (mepsps), tal como aquelas que são derivadas do evento GA21, sintetizam a proteína mEPSPS que confere tolerância aos produtos herbicidas que contêm glifosato (Spencer et al., 2000; Lebrun et al., 2003). A mutação foi introduzida para conferir resistência aos produtos herbicidas que contêm glifosato e resulta em duas modificações específicas na sequência de aminoácidos EPSPS das variedades de milho selvagem."

“Ensaios com organismos geneticamente modificados (OGM)”

"Encontram-se disponíveis para Consulta Pública, durante 30 dias, de 30 de Janeiro a 1 de Março de 2007, as notificações para a realização de ensaios de campos de milho geneticamente modificado tolerante a herbicidas com o evento GA21 em Portugal (2007-2009) nos termos do decreto-lei n.º 72/2003".

[Notícia:
Instituto do Ambiente]

23 fevereiro, 2007

Cientistas mexicanos criam "super milho" com o dobro de proteínas

"A Universidade de Guadalajara (UdG) e o Grupo Industrial Michel (GIM) apresentaram quarta-feira uma variedade de milho com o dobro de proteínas do que o grão normal, que será utilizado para produzir aperitivos.
[...]

A partir desta variedade que será patenteada pela Universidade de Guadalajara como MAGV-UDG-06, serão industrializados produtos, aperitivos, cereis, tortilhas e "atoles" (bebida quente à base da farinha de milho) que, de acordo com os seus criadores "contribuirão para "combater a desnutrição".

[notícia em
cienciahoje.pt]

17 fevereiro, 2007

04 fevereiro, 2007

Uma vez no laboratório...

Depois de recolhidas as primeiras amostras de água do ribeiro do Pontido, o grupo de trabalho responsável pelo tema da "qualidade da água" deitou mãos à obra e começou as análises químicas em relação a vários parâmetros químicos.

Kit de análises de águas












A determinar o teor em amónia da água...













Quando as análises terminarem, daremos conta dos resultados...

Saída de campo

Com o objectivo de estudar o ribeiro do Pontido que atravessa a Vila da Póvoa de Lanhoso, o 12º B, no âmbito da Área de Projecto, realizou uma primeira saída de campo para prospecção de locais de amostragem, caracterização da zona envolvente e recolha de dados sobre a qualidade da água [em 30/01/07].















Os alunos foram bons observadores....












E tiraram apontamentos...













Também houve trabalho colaborativo :-)















Alguns resíduos mal cheirosos...














Alguns objectos não reciclados...














Água com cor... natural?














Outros dados foram recolhidos, nomeadamente amostras de água para análise em laboratório. Oportunamente os divulgaremos.

Avaliação dos blogues

A avaliação de cada blogue terá em conta os seguintes critérios:

1. adequação do conteúdo ao tema abordado;
2. quantidade e qualidade da informação publicada;
3. elaboração de informação da sua autoria;
4. indicação das fontes de informação;
5. regularidade de publicação ao longo do tempo;
6. ligações para outros blogues e páginas web relacionadas;
7. quantidade e qualidade dos comentários recebidos;
8. quantidade e qualidade dos comentários a outros blogues (colegas e professor).

[adaptados de Salsa, Blogue BIO12]